segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Seleção Regional de Iniciados


Neste passado fim-de-semana, e aproveitando a paragem de um mês no campeonato Nacional, realizaram-se os jogos relativos à 2ª volta da 1a Fase do Torneio de Selecções Regionais de Iniciados.

Na Selecção do Porto nesta jornada dupla estiveram presentes 3 jogadores do Ginásio: Jorge Pereira, Edgar Cruz e Tiago Azevedo.

Na 6ª feira tiveram uma tarefa facilitada, visto que defrontaram a frágil Selecção de Leiria, tendo vencido por 54-23, com particular destaque para o Edgar, melhor marcador e autor de 14 golos, tendo sido "adaptado" a uma nova posição defensiva como defesa avançado do 5.1. Assim teve oportunidade para marcar de contra-ataque. O Tiago esteve mais discreto (3 golos), porém eficaz em termos defensivos como é seu apanágio, enquanto o Jorge teve uma boa partida, sendo responsável por mais de 15 defesas e sofrendo apenas 5 golos.

No Domingo a tarefa seria mais difícil, contra Santarém, como o jogo da 1ª volta mostrou.

Porém algum apagamento do melhor jogador adversário (apagamento é favor, passou completamente ao lado do jogo), e a falta de qualidade dos restantes adversários fez com que o jogo apesar de equilibrado a certo ponto, nunca estivesse em risco.

A Selecção de Santarém é bastante aguerrida, tem algum potencial, porém precisa de muito mais para derrotar uma selecção mais forte fisicamente e mais dotada tecnicamente.

Quanto aos nossos atletas:

Jorge Pereira - jogou na 2ª parte, cerca de 22 minutos, não comprometeu, mas também não fez a diferença. Boa atitude na baliza, sentido posicional, mas deficiências na defesa aos pontas e precipitação no lançamento do contra-ataque.

Tiago Azevedo - menos certo do que o costume a defender, foi ultrapassado (e paralisado) com mudanças de direcção rápidas. Ainda assim eficaz neste capítulo, mas já esteve muito melhor. Ofensivamente esconde-se muito na defesa, não conseguiu agarrar bolas difíceis, falhando (pelo menos) 3 remates em 7.

Edgar Cruz - numa posição de defesa avançado, nada condizente com a sua capacidade física, não entrou mal defensivamente, porém falhou a abrir 2 remates isolado. Fez 8 golos em cerca de 15 (ou mais) remates, muito precipitado e jogando a passo. Notava-se claramente falta de frescura física.
Defensivamente tentou fazer o melhor, sendo que o central contrário (melhor jogador de Santarém nesta partida - rápido e com constantes mudanças de direcção, mas não muito dotado tecnicamente) deu muito trabalho e esgotou-o fisicamente. Algumas falhas, por falta de velocidade e inteligência, mas algumas faltas ganhas.

Assim a Selecção do Porto tem carimbada a passagem à próxima fase, onde esperemos que estejam ainda mais atletas do Ginásio (e na minha humilde, porém suspeita opinião deveriam estar...)

Danilo Ventura

9 comentários:

Anónimo disse...

sem duvida merecem tar la estes e mais alguns...

Anónimo disse...

Muito boa sorte para estes atletas... Prevejo um grande futuro para eles!
Basta muito trabalho e humildade...


Ass: Cobra Engenheiro

Anónimo disse...

Felicito os atletas pela a presença na selecção regional de iniciados e nunca sigam o exemplo do "cobra engenheiro" lol...Ele com a vossa idade faltava às convocatórias...

Boa sorte...

Anónimo disse...

é bom que os treinadores do ginasio vejam e percebam que os jogadores chave como jorge,tiago e edgar tem de jogar um jogo inteiro para mais tarde estarem aptos numa fase final a jogarem um jogo todo . já agora parabéns aos atletas continuem assim.

Anónimo disse...

LOL

É óbvio que têm que jogar o jogo todo!!!! Sem dúvida!!!
E aliás não precisam treinar!!! Vão só aos jogos!!!

O que nós precisamos é formar estrelas!!!

E os outros atletas todos que lá andam, é deixá-los encher chouriços, já que não são tão bons agora!!!!

E aliás quando quisermos ter uma equipa competitiva, depois pedimos a esses 3 para jogarem sozinhos!!! Pode ser que ganhem alguma coisa!!!!!

E se por acaso algum deles não estiver presente, estiver lesionado, trocar de clube, depois pegamos nos "mancos" e dizemos que têm que fazer igual, apesar de não terem tido tempo de jogo quando eram mais precisavam!!!!

Afinal é um escalão de Iniciados, é pura competição!!!!!!!
Acho também que devemos mandar gente embora, afinal são tantos!!!
Não interessa nada que os tempos de crescimento e desenvolvimento sejam diferentes, nem que alguns jogadores que hoje estão num nível menos bom possam vir a ser os melhores no futuro... Nada disso!!!
É po-los a jogar o jogo todo!!!!!

Não se formam (ou pelo menos não se deveria) jogadores. Formam-se equipas. E se estes 3 se destacam (entre outros) é pelo que todos da equipa produzem.

AINDA BEM QUE SOU EU O TREINADOR!!!

Eu sei que este comentário foi só para provocar, mas quis deixar aqui a minha indignação :):)

Anónimo disse...

enterro máximo aí do anónimo...

Anónimo disse...

grande danilo...

sem palavras

Anónimo disse...

é ixo danilo sao pessoas k nao sabem o ke é andebol e muito menos o k é formação.....
força pessoal com todos podemos chegar longe

Anónimo disse...

eu axo ke o treinador devia de por ox jogadorex ke nc jogaram a jogar 1 jogo pelo menox pk é axim em xituação de jogo ke xe dexkobre ox verdadeirox jogadorex... tipo eu pelo menox na seleçao regional do porto eu xinto ke nao tou lá a fazer nd e ke nao faço parte de equipa... xe for pra ixo nem vele apena ir aox treinox... e eu apoxto ke nao xou o uniko a tar axim!!! por ixo expero ao menox fazer 1 jogo.